quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Liga da Justiça 3 - O Prego: Teoria do Caos

UM MUNDO SEM SUPER-HOMEM

Liga da Justiça: O Prego – Teoria do Caos
Argumento – Alan Davis
Desenhos – Alan Davis e Mark Farmer
Quinta, 23 de Novembro, Por + 11,90 €
Este terceiro volume da colecção da Liga da Justiça assinala a estreia, numa colecção editada pelo Público e pela Levoir de um dos maiores nomes dos comics de super-heróis, o britânico Alan Davis. Uma estreia que se dá com este O Prego: Teoria do Caos, uma história alternativa, que explora de forma brilhante o que aconteceria ao universo DC e à Liga da Justiça, se o Super-Homem não existisse.
Nascido em Inglaterra em 1956, Alan Davis iniciou a sua carreira profissional na Marvel UK (o ramo inglês da Marvel, que tinha autonomia suficiente em relação à casa-mãe para criar as suas próprias séries), trabalhando, entre outros títulos, na série Captain Britain, ao lado de Alan Moore, com quem voltaria a trabalhar na série Miracleman e com quem criou também D.R. and Quinch para a revista 2000AD. 

Em 1985, Davis passou a trabalhar para o mercado americano, tanto para a DC (desenhando Batman and the Outsiders), como para a Marvel, onde trabalhou ao lado de Chris Claremont nas revistas dos X-Men, tendo ajudado a criar dois grupos de mutantes com membros britânicos, Excalibur (que lhe permitiu voltar a desenhar o Captain Britain) e ClanDestine, que em 1996 protagonizaram uma aventura conjunta com os X-Men, escrita e desenhada por Davis.
Em O Prego: Teoria do Caos, o título que chega na próxima quinta-feira aos quiosques de todo o país, Davis assegura igualmente o argumento e o desenho, contando com a colaboração de Mark Farmer na passagem a tinta. Publicada na linha Elseworlds -  uma linha em que é dada aos autores a liberdade de pegar em personagens icónicas e imediatamente reconhecíveis, heróis clássicos como o Batman, Super-Homem e Mulher-Maravilha e transpo-los para contextos diferentes e inesperados, sejam épocas distantes, mundos estranhos, ou realidades alteradas, jogando com essa diferença para criar histórias únicas, impossíveis de concretizar no contexto tradicional da cronologia regular do universo DC - O Prego: Teoria do Caos, explora as mudanças que um simples prego, que fura um pneu, pode causar. Neste caso, o pneu furado é o do carro dos Kent que, por esse motivo, falham o encontro com a nave espacial que trouxe Kal-El para a Terra, o que resultou num mundo em que o Super-homem não existe e Luthor é Presidente da Câmara de Metropolis. Um político poderoso que controla a comunicação social e utiliza a tecnologia kryptoniana presente na nave de Kal-El, que foi encontrada deserta, para criar armas e um exército que lhe permita capturar e destruir todos os seres superpoderosos que poderão ser um entrave aos seus planos.
De Perry White a Jimmy Olson, passando por Lana Lang, todos os personagens secundários do universo do Super-Homem estão presentes neste universo alternativo e, embora o comportamento de muitos deles seja diferente do que conhecemos, essas mudanças são consequentes com a ausência do Super-Homem e com a própria história das personagens. Por exemplo, Jimmy Olsen, que assume um papel preponderante nesta história, já tinha tido os diferentes superpoderes aqui descritos, nas aventuras delirantes que viveu durante a década de 60 na revista Superman’s Pal Jimmy Olsen. Mas não são só as personagens das revistas do Homem de Aço que estão presentes, numa história que é um verdadeiro Quem é Quem no Universo DC. No fundo, como o próprio Davis refere: “toda a série é uma homenagem ao Universo DC e a todos os criadores que nele trabalharam”. Uma bela homenagem, acrescentamos nós, que em nada perturba, antes valoriza, o fruir de uma excelente história.
Publicado originalmente no jornal Público de 18 de Novembro de 2017  

Sem comentários: