segunda-feira, 6 de março de 2017

Apresentação da Colecção No coração das Trevas DC


É já na próxima quinta-feira, 9 de Março, que começa a 3º colecção do Público e da Levoir dedicada à DC Comics e a primeira completamente dedicada aos vilões da Editora de Batman e Super-Homem. Como de costume, aqui vos deixarei, no dia da saída de cada livro, o texto que escrevi sobre ele para o jornal Público. Mas antes disso, aqui fica o destacável de 4 páginas de apresentação da colecção, que foi distribuído ontem com o  jornal de sábado e será redistribuído na próxima terça-feira.

NO CORAÇÃO DAS TREVAS

Já dizia Alfred Hitchock que quanto mais conseguido fosse o “mau da fita”, maiores eram as probabilidades de um filme ter sucesso. Uma afirmação que se aplica com toda a propriedade às histórias da DC Comics, cuja galeria de vilões é incomparável, conforme o leitor poderá comprovar durante as próximas dez semanas. É certo e sabido que todos os heróis precisam de um inimigo, alguém que os defina pelo seu oposto. Desde os heróis da mitologia até aos ícones da cultura popular, seja na BD ou no cinema, todos tiveram um inimigo à sua altura. E, se os heróis míticos do passado tiveram esses inimigos, também os mitos modernos que são os super-heróis da DC os têm. Todos os conhecemos, Lex Luthor tem o Super-Homem, Joker, o Batman, Sinestro, o Lanterna Verde, só para falar nos que estão presentes nesta colecção. É esse o desafio que esta nova colecção DC, a primeira dedicada ao lado sombrio da editora de Batam e Super-Homem coloca aos leitores do Público: assistir aos maiores confrontos entre heróis e vilões, voltar a encontrar - ou conhecer pela primeira vez - os mais terríveis dos supervilões, e mergulhar no coração das trevas do universo DC!

Naturalmente, o vilão perfeito para começar uma colecção como esta, é o Joker. O Príncipe Palhaço do Crime, encarnação perfeita do Mal e do Caos no universo DC, que já tinha tido direito a um volume próprio numa anterior colecção e que aqui está mais uma vez em destaque, quer em nome próprio, quer partilhando o palco com outros vilões do universo de Batman, universo esse que, como o demonstra a série televisiva Gotham, é suficientemente rico para justificar uma colecção própria.
Mas a colecção não se constrói apenas com o Joker, embora ele seja possivelmente o mais carismático dos vilões que aqui encontramos. Há também um espaço reservado para a sua namorada, e uma das mais populares personagens da DC, a Dra. Harleen Quinzel, transformada em Harley Quinn, a Arlequina. Psiquiatra no Asilo Arkham, que se apaixona pelo Joker e acaba por trocar uma carreira de sucesso por uma vida de crime e um amor nem sempre correspondido, a carreira de Harley foi marcada pelo cinema e animação: surgiu nos desenhos animados de Batman em 1992, e acaba de se tornar numa das mais conhecidas personagens do Universo DC graças à excepcional interpretação da actriz Margot Robbie no filme do Esquadrão Suicida. Apresentamos no quinto volume desta colecção, Louco Amor, um dos grandes clássicos da DC escrito por Paul Dini (que também a tinha criado para os desenhos animados) e desenhada por Bruce Timm, no seu inconfundível visual inspirado na animação. Uma história premiada que é complementada por mais duas histórias dos mesmos autores com o mesmo estilo, uma delas, Demónios, uma maravilhosa homenagem a Jack Kirby e ao seu Etrigan, que os leitores mais atentos puderam descobrir no primeiro volume da série Sandman.
E Harley Quinn brilha pela sua presença noutros volumes da colecção, começando pelo do Esquadrão Suicida. Com argumento de Ales Kot, esta selecção de histórias apresenta uma fase bastante próxima do visual e ambiente do filme, e inclui dois capítulos independentes, que focam respectivamente a própria Harley Quinn, e Deadshot, o Pistoleiro. E também no volume 8, O Asilo do Joker, ela tem a sua própria história, num volume em que encontramos histórias auto conclusivas, inspiradas nos grandes clássicos da EC Comics, que nos mostram alguns dos mais conhecidos vilões de Gotham: Pinguim, Hera Venenosa, Duas-Caras, Harley Quinn, e o próprio Joker, que serve de verdadeiro “apresentador” de histórias loucas saídas das sombras das celas do mais terrível asilo do Universo DC, na melhor tradição da revista Tales From The Crypt. Juntando estes dois volumes, os fãs têm uma verdadeira legião de vilões: os anti-heróis do Esquadrão e alguns dos maiores inimigos do Batman. E, por falar de inimigos do Batman, temos também um belíssimo volume da Catwoman, que tem oscilado entre inimiga e amiga (e amante) do Cavaleiro das Trevas. O Grande Golpe de Selina, uma saga assinada pelo recentemente falecido Darwyn Cooke, e que nos apresenta a nossa anti-heroína numa aventura com ambiente de suspense noir, que assinalou o seu regresso às páginas das revistas da DC, numa premiada colaboração entre Brubaker e Cooke.
Mas nenhuma colecção ficaria completa sem o Super-Homem, o mais antigo e mais poderoso dos heróis da DC. E que melhor inimigo apresentar do que o próprio... Apocalipse! Caçador/Presa é uma emblemática história do Super-Homem, que veio na sequência da saga da sua morte, e que coloca em cena o mais épico confronto entre o herói e Apocalipse, numa história em que nos é também contada a origem deste supervilão, proveniente de Krypton, como o próprio Homem de Aço.
Pra além da saga da Guerra do Corpo Sinestro, temos também uma das sagas mais recentes da DC, Mal Eterno, em que a realidade é subvertida, e são os heróis que se transformam em vilões. Na verdade, os vilões da Terra 3, que são a contra-parte dos heróis da Terra normal, vão tomar conta do planeta. Depois da Liga da Justiça ter aparentemente desaparecido, será Lex Luthor, a juntar um conjunto de vilões e formar uma “Liga da Injustiça” para salvar o mundo. Escrita por Geoff Johns, e com a arte magnífica de David Finch, Mal Eterno foi uma das últimas grandes sagas globais da fase dos Novos 52, e um dos grandes sucessos da recentes da DC, que fecha com chave de ouro uma colecção que seria um crime perder!

Os volumes da colecção

1 – Joker: O Príncipe Palhaço do Crime
09 de Março
Argumento – Bill Finger, Denny O’Neil, Ed Brubaker e Andy Kubert
Desenhos – Bob Kane, Neal Adams, Dough Mahnke e Andy Clark
O Príncipe Palhaço do Crime, o Jogral do Genocídio, o Arlequim da Anarquia, a encarnação perfeita do Caos no universo DC: o Joker! Toda a genial loucura do Joker está aqui posta a nu, numa selecção de cinco histórias assinadas pelos maiores nomes dos comics americanos, que nos revelam a evolução da sua carreira maníaca e excêntrica, incluindo a sua primeira aparição no mítico Batman # 1.
Alguns dos maiores autores de comics de sempre estão representados nesta antologia, incluindo Bob Kane e Bill Finger, Neal Adams, Ed Brubaker, Doug Mahnke e muitos outros. Um volume ideal para mergulhar no coração das trevas do Universo DC!
2  – Sinestro: A Guerra do Corpo Sinestro 1
16 de Março
Argumento – Geoff Johns e Dave Gibbons
Desenhos – Ethan Van Sciver e Patrick Gleason 
Em A Guerra do Corpo Sinestro, o maior inimigo do Lanterna Verde recebe por fim o seu há muito merecido destaque. Outrora o maior do Corpo dos Lanternas Verdes, Sinestro tornou-se no seu mais implacável inimigo, movido apenas pelo rancor e desejo de vingança. Mas, agora, revelará o seu novo e terrível propósito, numa saga épica que fez de Green Lantern o título de referência da DC Comics no final dos anos 2000.
Geoff Johns e Ivan Reis são os dois nomes maiores que agraciam este volume, que conta com um verdadeiro quem-é-quem de talento da DC, como Ethan van Sciver, Dave Gibbons (o desenhador de Watchmen, que aqui surge como argumentista) e Patrick Gleason.
3  –Sinestro: A Guerra do Corpo Sinestro 2
23  de Março
Argumento – Geoff Jhons e Dave Gibbons
Desenhos – Patrick Gleason e Ivan Reis
A batalha contra o Corpo Sinestro atinge o seu clímax na Terra, com o destino do próprio Multiverso em jogo. E a parada está mais alta que nunca, pois Sinestro luta numa frente unida ao lado das maiores ameaças que o Universo DC alguma vez conheceu: Superboy Primal, Parallax, o Super-Homem Ciborgue e o temível Antimonitor, visto pela última vez em Crise nas Terras Infinitas.
A Guerra do Corpo Sinestro deu início a um sucesso crítico e comercial sustentado sem precedentes para o Lanterna Verde, e consolidou a reputação de Geoff Johns como o homem com o toque de Midas na DC e o mais importante escritor de sempre das aventuras do gladiador esmeralda.
4  – Mulher-Gato: O Grande Golpe de Selina
30 de Março
Argumento e Desenhos –  Darwin Cooke
Quando decide abandonar a vida do crime, Selina Kyle, a Mulher-Gato apercebe-se que vai precisar de dinheiro para sobreviver honestamente. A solução é efectuar um último grande golpe, tendo por um alvo um comboio carregado de dinheiro da Máfia. Mas quando descobre que um grupo de criminosos profissionais tem o mesmo objectivo, Selina apercebe-se que o golpe perfeito pode afinal terminar com a sua morte.
Darwyn Cooke, o premiado ilustrador, escritor e animador canadiano, recentemente falecido, que já tinha sido responsável por uma das melhores fases da Mulher-Gato, ao lado do escritor Ed Brubaker, assina aqui um excelente policial negro, na linha das premiadas adaptações que fez dos romances de Richard Stark.
5  –Esquadrão Suicida: Disciplina e Castigo
06 de Abril
Argumento – Ales Kot, Matt Kindt
Desenhos – Patrick Zircher, Rick Leonardi, Neil Goose, Sam Barsi e Keith Champagne
O Esquadrão Suicida é uma das mais famosas equipas de vilões da DC, um grupo de criminosos que aceitam missões impossíveis a troco da redução das suas penas. E neste volume temos novos membros da equipa e um novo líder que vai tornar esta equipa no mais eficiente grupo de assassinos e ladrões de sempre! Este volume conta também com duas histórias completas que exploram o passado e as motivações de Deadshot e Harley Quinn. 
Ales Kot é um dos mais originais e inovadores argumentistas da actualidade, cujas histórias granjearam grande sucesso crítico, com o seu misto de irreverência e crítica social. É acompanhado neste volume pelo escritor Matt Kindt e pelo artista Patrick Zircher.
6  – Joker & Harley Quinn: Amor Louco
13 de Abril
Argumento –  Paul Dinie Bruce Timm
Desenho – Bruce Timm, Glen Murakami
O Joker conta um novo aliado na luta sem fim que o opõe ao Batman. Harley Quinn, a psiquiatra que se vai tornar sua amante e cúmplice, numa relação perturbada, em que o amo, a violência e a loucura se misturam. 
Nascida na série televisiva Batman Adventures, Harley Quinn, a vistosa companheira do Joker, rapidamente se tornou uma das mais populares personagens da série, acabando por passar para os quadradinhos em Amor Louco, história premiada com um prémio Eisner e que Frank Miller considera como uma das melhores histórias do Batman que já leu.  
Essa e outras duas histórias assinadas pelo argumentista e produtor televisivo Paul Dini e o ilustrador e animador Bruce Timm, criadores da premiada série televisiva Batman Adventures estão reunidas neste volume que traz o Batman da animação para a BD, com resultados notáveis.
7  –Super-Homem  & Apocalipse: Caçador e Presa
20 de Abril
Argumento – Dan Jurgens
Desenho – Brett Brending
O Super-Homem tem de percorrer a galáxia para o conseguir caçar Apocalipse, um dos mais temíveis vilões cósmicos do Universo DC, o responsável pela sua morte, Mas à medida que o Super-Homem se aproxima do seu objectivo, vai descobrir que será o caçador a transformar-se na presa! A história que revela a origem surpreendente de Apocalipse e a sua ligação ao planeta-natal do Homem de Aço.
Dan Jurgens é um dos grandes veteranos dos comics, e um dos poucos a escrever e desenhar simultaneamente as suas histórias. Foi o criador da saga da Morte de Super-Homem, uma das mais mediáticas histórias de sempre da DC, e voltou a colocar o Super-Homem e Apocalipse em confronto neste volume.
8  – Joker: O Asilo do Joker
27 de Abril
Argumento – Arvid Nelson, Jason Aaron e Andy Kubert
Desenho – Alex Sanchez, Andy Clarke, Juan Doe, Jason Pearson
O Joker será o nosso anfitrião nesta antologia na melhor tradição das revistas de terror da editora EC, em que o protagonismo está entregue aos principais vilões de Gotham City: Hera Venenosa, Pinguim, Duas Caras, Harley Quinn... e o próprio Joker, o Príncipe Palhaço do Crime! Cinco histórias completas que nos mergulham na mente louca dos maiores adversários do Batman.
Uma antologia que conta com os talentos de alguns dos maiores nomes dos comics, entre os quais destacamos Jason Aaron, Jason Pearson, Juan Doe ou Andy Clarke.
9  – Universo DC: Mal Eterno 1
04 de Maio
Argumento – Geoff Johns
Desenhos – David Finch e Richard Friend
Lex Luthor é dos mais complexos vilões da DC, o mais humano e talvez mais contemporâneo inimigo dos super-heróis, e, em Mal Eterno, terá ocasião de mostrar ao mundo uma faceta sua que raramente demonstra: a de anti-herói. Quando a Liga da Justiça é tida como morta e o poderoso Sindicato do Crime decide conquistar o mundo, Luthor terá de reunir um grupo de supervilões para salvar a Terra de uma ameaça maior que todos eles.
Geoff Johns e David Finch são os nomes que deram protagonismo ao lado negro da DC, nesta mini-série de grande sucesso que marcou o universo dos Novos 52, trazendo os vilões das sombras em que estavam escondidos, para as luzes da ribalta.
10  – Universo DC: Mal Eterno 2
11 de Maio
Argumento – Geoff Johns
Desenhos – David Finch Doug Mahnke e Ivan Reis
Herói, vilão, ou algo de inteiramente diferente? Lex Luthor, a mente mais brilhante da Terra, tem ele próprio dificuldade em dar resposta a essa questão, agora que se vê com o destino do mundo nas mãos, num momento em que os seus maiores heróis não lhe podem valer. Numa hora em que mesmo os mais terríveis vilões se mostram capazes de heroísmo e sacrifício, o lugar de Lex Luthor no panteão dos grandes ícones da DC poderá mudar para sempre.
Geoff Johns, David Finch, Doug Mahnke e Ivan Reis trazem-nos esta surpreendente história de redenção, que representa uma etapa inédita na história do mais famoso arqui-inimigo do Super-Homem
Textos publicados originalmente no jornal Público de 03/03/2017

Sem comentários: