sexta-feira, 28 de outubro de 2016

30 Anos de Dylan Dog comemorados em força em Itália


No passado dia 26 de Setembro, em Milão foram apresentados os planos da editora Bonelli para a comemoração dos 30 anos da série Dylan Dog, um dos mais populares fumetti da editora de Tex. E a data nao podia ser melhor escolhida, pois foi a 26 de Setembro de 1986 que o primeiro número de Dylan Dog chegou às bancas e quiosques de Itália e foi também nesse dia, há cinco anos, que faleceu Sérgio Bonelli.
E a editora Bonelli não deixou de comemorar devidamente a ocasião, através de uma série de iniciativas, como Dylan Dog Presenta, um ciclo de cinema em articulação com a Universal Itália, que culmina com a exibição de 30 Anni di Incubi, um documentário sobre a série, na noite de Halloween, uma nova adaptação radiofónica das aventuras de Dylan Dog, e uma Dylan Dog Experience, (que mais do uma exposição promete ser uma experiência sensorial irrepetível, aproveitando um palácio abandonado no centro de Lucca que vai ser transformado em Hotel) apresentada no Festival de BD de Lucca, que começa hoje na bela cidade italiana.
Mas o ponto mais alto destas comemorações é o regresso de Tiziano Sclavi, o criador de Dylan Dog, à série que lhe deu fama com Dopo un Longo Silenzio, uma aventura de Dylan Dog lançada durante o Festival de BD de Lucca e que chega também hoje aos quiosques de Itália. Um título que não podia ser mais apropriado, pois vem quebrar o silêncio de Sclavi, que já não escrevia nenhuma aventura de Dylan Dog há quase 10 anos e que agora regressa por ocasião do 30º aniversário do investigador do macabro.
Pela minha parte, também não deixei pasar esta efeméride em branco e escrevi um longo artigo sobre Dylan Dog para a revista Bang!, que aqui publicarei, depois da revista chegar às lojas FNAC, o que deverá acontecer lá mais para o final do ano.

Sem comentários: