quarta-feira, 29 de julho de 2015

Poderosos Heróis Marvel 2 - Vingadores: Era de Ultron 2


VINGADORES COMBATEM ULTRON 
ENTRE O PASSADO E O FUTURO

Poderosos Heróis Marvel
Vol 2
Vingadores: Era de Ultron - Vol. 2
Argumento – Brian Michael Bendis
Desenhos – Bryan Hitch, Brandon Peterson e Carlos Pacheco
Quinta, 30 de Julho
Por + 8,90 €
Como vimos no primeiro volume desta saga, que assinala a despedida de Brian Michael Bendis dos Vingadores, Ultron, a poderosa inteligência artificial está prestes a concretizar o seu plano de destruição total da humanidade. Nova Iorque, São Francisco e Washington estão completamente em ruínas e tudo indica que o resto do mundo não estará muito melhor. O robot Ultron parece ter conseguido finalmente atingir os seus objectivos, com os poucos humanos que ainda restam a tentar sobreviver por entre os escombros, patrulhados por robots sentinelas que eliminam sem piedade qualquer resistência que encontram. Num esconderijo subterrâneo por baixo de Central Park, os heróis que ainda estão de pé tentam reerguer-se das cinzas, liderados por um Capitão América que parece ter baixado os braços e perdido a esperança. Neste grupo encontram-se também outros heróis como o Gavião Arqueiro, Homem-Aranha, Homem de Ferro, Tempestade, Mulher-Hulk, Luke Cage, Emma Frost, Mulher Invisivel e Wolverine.
Percebendo que os robots vigilantes ao serviço de Ultron pouparam a vida a alguns vilões desde que estes denunciem os heróis sobreviventes, o plano de ataque torna-se simples. Conquistar a fortaleza do vilão por dentro, recorrendo aos dois elementos mais poderosos do grupo: Luke Cage e Mulher-Hulk, com o primeiro a fingir entregar a segunda como prisioneira, para juntos terem acesso ao local. O plano corre mal, a Mulher-Hulk é assassinada e Cage fica à beira da morte, na sequência de uma explosão nuclear que dizima Manhattan. Os heróis fogem para a Terra Selvagem, onde Emma Frost lê os últimos pensamentos de Cage antes de morrer e fica a saber a verdade sobre o vilão que enfrentam: Ultron afinal está no futuro a manipular todos os acontecimentos, usando o corpo do andróide Visão – uma criação sua - como veículo para os seus planos.
Mas há entretanto uma esperança: a Viúva Negra, de rosto desfigurado, e o Cavaleiro da Lua, descobriram numa base antiga de Nick Fury em São Francisco, um incrível plano de contingência para uma situação tão desesperada. Juntamente com o Hulk Vermelho, eles acabam de juntar-se aos nossos heróis na Terra Selvagem e utilizando a tecnologia recolhida por Fury, Wolverine e Susan Storm, a Mulher-Invisível voltam atrás no tempo, para impedirem Hank Pym de criar Ultron.
Como sabe qualquer leitor que tenha lido o conto clássico A Sound of Thunder, de Ray Bradbury, ou visto, por exemplo a trilogia do Regresso ao Futuro, de Robert Zemeckis, qualquer alteração mínima do passado tem consequências imprevisíveis no futuro e assim, a eliminação de Hank Pym tem um efeito muito diferente do pretendido pelos nossos heróis, acabando por afectar de forma drástica a própria estrutura dos diferentes universos.  
Em termos artísticos, Bendis conta com uma nova equipa gráfica nesta segunda parte da história. Se no primeiro volume, Bryan Hitch e Paul Neary asseguraram a arte, neste segundo volume, esta dupla apenas é responsável pelo primeiro capítulo, cedendo as funções de desenhador central a dois autores: Brandon Peterson, um talento reconhecido pelo seu trabalho nas séries Codename: Strykeforce, para a Top Cow, e Uncanny X-Men, que desenha as sequências passadas no presente, enquanto  o espanhol Carlos Pacheco, cuja experiência em histórias que envolvam viagens no tempo ficou bem patente em Vingadores para Sempre!, a história de Kurt Busiek publicada na anterior colecção Universo Marvel, encarrega-se das cenas no passado. Já o capítulo final da saga é assinado por uma mão cheia de ilustradores que, além de Hitch, Peterson e Pacheco, incluem Alex Maleev, Butch Guice, David Marquez, e mesmo o editor-chefe da Marvel, Joe Quesada, cujo incrível talento como desenhador os leitores vão poder conhecer um pouco melhor num próximo volume desta colecção dedicado ao Demolidor e que aqui empresta o seu traço poderoso à estreia no Universo Marvel de Angela, a sensual caçadora de demónios criada por Neil Gaiman e Todd McFarlane na série Spawn.
Publicado originalmente no jornal Público de 24/07/2015

Sem comentários: