quinta-feira, 9 de abril de 2015

Colecção Novela Gráfica 7 - O Livro do Mr. Natural. de Robert Crumb

ROBERT CRUMB CHEGA À COLECÇÃO NOVELA GRÁFICA 
COM MR. NATURAL

Novela Gráfica – Vol. 7 

O Livro de Mr. Natural
Argumento e Desenhos – Robert Crumb
Quinta, 09 de Abril
Por + 9,90€

Depois de Will Eisner a abrir, Robert Crumb, outro grande nome da novela gráfica americana, não podia faltar numa colecção como esta, que pretende dar a descobrir ao leitor português o melhor da banda desenhada de autor, a nível mundial.
Nome maior dos comix underground e um dos símbolos da contracultura americana dos anos 60, Robert Crumb está presente na colecção Novela Gráfica com uma selecção das melhores histórias de Mr. Natural, originalmente publicadas entre 1967 e meados da década de 90. Não sendo a sua personagem mais popular, distinção que pertence a Fritz, the Cat, muito por via do filme de animação que Ralph Bakshi lhe dedicou em 1972, Mr. Natural é a personagem mais constante ao longo da obra de Robert Crumb e a que melhor revela o seu humor cáustico e o seu total desprezo pelas regras do politicamente correcto, que estiveram na origem de acusações de racismo e sexismo, em relação ao seu trabalho.
Mr. Natural é um pequeno guru californiano de longas barbas e origem misteriosa, com aparentes poderes místicos, mas que se comporta de forma muito pouco condizente com eles, deixando o leitor na dúvida se estaremos perante um místico genuíno, ou perante um simples aldrabão. Para além da crítica à sociedade americana da época, a série vive muito da interacção entre Flakey Foont, o seu principal discípulo e Mr. Natural, uma relação que vai evoluindo, à medida que o próprio Flakey se vai “aburguesando”, acabando por virar as costas ao seu antigo guru, e optar por uma vida de classe média nos subúrbios.
Nascido em Filadélfia em 1943, Crumb estreou-se profissionalmente como desenhador em 1962, numa companhia de cartões de boas festas de Cleveland, mas foi no final dos anos 60 que a sua carreira na BD arrancou, graças à revista Zap Comix!, titulo escrito, desenhado e publicado pelo próprio Crumb, que rapidamente se tornou um sucesso junto da comunidade underground. Para além de uma vastíssima produção, dividida entre a Banda Desenhada e a ilustração, que inclui uma adaptação integral do Livro do Génesis e uma biografia de Franz Kafka, Crumb é também um apaixonado pela música, tocando banjo numa banda, Les Primitifs du Futur, e tendo ilustrado capas para inúmeros discos de jazz, blues e rock. Crumb está radicado em França desde 1991, país que lhe atribuiu o Grande Prémio do Festival de Angoulême em 1999 e lhe consagrou uma grande exposição no Museu de Arte Moderna, em Paris, em 2012.
Em Portugal, com excepção da biografia de Kafka que fez com David Zane Mairowitz e de uma história curta do gato Fritz, publicada em 1979 no jornal Lobo Mau, a obra de Crumb permanecia inédita. Uma lacuna que esta colecção vai ajudar a corrigir, já esta quinta-feira.
Publicado originalmente no jornal Público de 03/04/2013

2 comentários:

RC disse...

Muito bem João, e essa referência ao Lobo Mau...creio que o deitei fora, mas ainda me lembro do sketch ("cheiramos mal", "vamos tomar banho e depois f**** mais um bocado" :-) ).

JML disse...

Deitaste fora o Lobo Mau!? Herege!
Eu na altura em que saiu era demasiado novo para me aperceber da importância do Lobo Mau, mas há 2 ou 3 anos consegui arranjar uma colecção completa num alfarrabista e achei o jornal fabuloso!
Afinal, foi no Lobo Mau que saiu pela primeira vez em Portugal o Fritz the Cat, do Crumb, o Sgt. Kirk do Pratt e Oesterheld, a Valentina, do Crepax, o Alack Sinner do Muñoz e Sampayo, o Mort Cinder, do Breccia e Oesterheld.
Qualquer dia, quero ver se dedico um post a sério ao Lobo Mau, um projecto claramente à frente do seu tempo.