terça-feira, 17 de março de 2015

As 10 Melhores BDs que li em 2014 - Parte 1


Tal como sucedeu no ano passado, também este ano não consegui publicar a minha lista das 10 melhores Bandas Desenhadas que li pela primeira vez no ano anterior, antes de meados de Março... mas como mais vale tarde do que nunca, cá vai finalmente a primeira parte da lista relativa a 2013.
Durante o ano de 2014, tive o prazer de ver três dos títulos que inclui na minha lista de 2013, publicados em Portugal pela G Floy. Refiro-me a Saga. Fatale  e Chew (ou Tony Chu, na versão portuguesa), três bons exemplos da qualidade e diversidade da produção actual da Image. Esperemos que alguns dos livros desta colheita de 2014 tenham também direito a edição nacional.
Mas passemos à primeira metade da lista das Melhores BDs que LI PELA PRIMEIRA VEZ EM 2014, organizada, como sempre, por ordem alfabética.



















1 - Blast 4: Pourvu que les Boudhistes se Trompent, Manu Larcenet, Dargaud
A obra-prima de Larcenet chega ao fim com este quarto volume, que resolve muitas das questões deixadas em aberto pelos anteriores volumes. Título incluído na minha lista das Melhores Leituras de 2009, graças ao primeiro volume, Blast, soube manter e até superar a qualidade da entrega inicial. Obra inquietante, sombria e duríssima, Blast é um verdadeiro murro no estômago, mas também um passo em frente, em termos gráficos e narrativos, em relação ao mais convencional, mas igualmente excelente  Le Combat Ordinaire.




















2 - Birth Right, de Joshua Williamson e Andrei Bressan, Image
Mais uma grande série da Image, que me deixou completamente agarrado. Joshua Williamson (o argumentista de Nailbiter e Ghosted) criou mais uma interessante variante sobre um tema clássico da Fantasia, a Viagem do Herói, explorando o que acontece quando o herói regressa a casa vindo de um mundo de fantasia e tem de enfrentar as consequências que o seu desaparecimento teve na sua família. Uma série que promete magnificamente ilustrada por Andrei Bressan, um desenhador brasileiro com algum trabalho publicado na DC, que aqui dá um verdadeiro show.




















3 - Charly 9, de Richard Guerineau e Jean Teulé, Delcourt
Já tive ocasião de falar em pormenor neste blog da surpreendente adaptação que Guerineau fez do romance de Jean Teulé sobre o Rei Carlos IX, pelo que não me vou alongar mais. fica apenas a sugestão para não perderem este magnífico livro.




















4 - Les Ignorants, de Étienne Davodeau, Futuropolis
Um livro que reúne duas das coisas de que mais gosto: BD e vinho, tem tudo para me agradar.E a verdade é que esta reportagem em BD feito por Davodeau sobre a aprendizagem conjunta de um autor de BD e de um produtor de vinho sobre um trabalho um do outro, resulta num livro cativante, cuja leitura recomendo vivamente. De preferência com um bom vinho a acompanhar.




















5 - Little Tulip, de Boucq e Charyn, Lombard
Mais de vinte anos após terem colaborado em A Mulher do Mágico e Boca do Diabo, Boucq e Charyn voltam a reunir-se para mais uma história passada entre a Rússia e Nova Iorque. Mais uma vez, o escritor Jerome Charyn cria uma história feita por medida para o traço de François Boucq, que tendo como protagonista um tatuador que aprendeu o seu ofício nos gulags, traz o desenho para o centro da história. Um belo regresso de uma dupla de criadores em total sintonia.

Continua...

Sem comentários: