quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Textos Editoriais Marvel NOW! 5 - Homem-Aranha Superior 9

Na semana em que chegou às bancas a última edição mensal da Marvel publicada pela Panini Espanha no mercado português, aqui deixo o quinto e último texto que escrevi para essas revistas, sem saber na altura que seria o último. 
Esta não foi a primeira aventura da Panini Espanha na edição da Marvel em Portugal, pois em meados da década de 2000 tinham lançado dois ou três livros, entre os quais Os Eternos de Neil Gaiman e Romita Jr, em edições produzidas pela equipa da BD Mania e que apenas tiveram distribuição nas lojas FNAC.
Esta segunda tentativa não teve vida muito mais longa e acabou pelos mesmos motivos: fracas vendas, motivadas por uma escassa divulgação e por uma distribuição deficiente, que nem sequer previa a distribuição nas livrarias, ou a encomenda de números atrasados. Extinguiram-se assim, de forma ainda mais discreta do que começaram, as revistas que davam a conhecer aos leitores portugueses com uma qualidade muito superior à das edições brasileiras, a fase mais recente do Universo Marvel, deixando várias histórias por terminar. 
O futuro (próximo) dirá se alguém vai voltar a pegar na Marvel em Portugal em termos de publicações mensais, mas a fase Marvel Now! em português de Portugal, acabou agora. 
Resta-me agradecer ao José de Freitas, meu antigo patrão na Devir e amigo de sempre, o convite para colaborar neste projecto, escrevendo rigorosamente sobre o que me apeteceu e quando me apeteceu.   


ASSUSTADORA SIMETRIA

Tyger Tyger, burning bright, 
In the forests of the night; 
What immortal hand or eye, 
Could frame thy fearful symmetry?

Assim começa Tyger, o famoso poema de William Blake que, para além de ser o mais conhecido trabalho do poeta inglês, foi sendo objecto de citação e homenagem em diversos media, desde a música - servindo por exemplo de letra a uma canção dos Tangerine Dream - até ao cinema e televisão, e principalmente, a Banda Desenhada. Aqui, além de ser citado ao longo do 5º capítulo de Watchmen, de Alan Moore e Dave Gibbons intitulado precisamente Fearful Simetry, está também em grande destaque no clássico A Ultima Caçada de Kraven, uma história do Homem-Aranha, de J. M. De Matteis e Mike Zeck, recentemente editada em Portugal pela Levoir, numa colecção distribuída com o jornal Público. A história, que teve precisamente como título de trabalho Fearful Simetry, usa abundantemente o poema de Blake, numa versão ligeiramente modificada, em que o tigre (tyger) dá lugar à aranha (spyder), que funciona como uma espécie de mantra, que pontua e ilumina os momentos mais importantes da narrativa,
E foi precisamente a (re)leitura de A Última Caçada de Kraven para escrever o editorial desse volume, que me chamou a atenção para os grandes pontos de contacto entre o clássico de De Matteis e Zeck e a saga do Homem-Aranha Superior, criada por Dan Slott, que podem ler nesta revista. Comparando as duas histórias, há diversos elementos em comum  que revelam essa simetria. Uma simetria que, não sendo propriamente assustadora, não deixa de ser, no mínimo, curiosa…
A verdade é que a história de um vilão que mata o herói e assume o seu lugar, está longe de ser propriamente original. O próprio De Matteis já em meados da década de 80, tinha proposto à Marvel uma mini-série de Wonder Man, em que este era enterrado e acabava por conseguir libertar-se da campa, mas o editor Tom De Falco rejeitou a proposta, o que levou o escritor a reformular a história e e levá-la à DC, transformada numa aventura do Batman, em que o Joker mata o Batman, o que o deixa curado… Mais uma vez, a proposta seria rejeitada, neste caso, por ter alguns pontos de contacto com A Piada Mortal, que Alan Moore estava a preparar na altura. Só quando De Matteis reformulou novamente o conceito e o levou outra vez à Marvel, transformado numa aventura do Homem-Aranha, é que a história foi finalmente aceite, com o sucesso que conhecemos.
Outro exemplo é dado por Mark Millar em Wolverine: O velho Logan, também editado em Portugal pela Levoir, em que o Caveira Vermelha, depois de matar o Capitão América, não só assume o seu lugar, mas passa a usar o uniforme do Capitão, como símbolo da vitória final sobre o seu maior adversário
Mas, no caso da história de Dan Slott, há mais do que um ponto de partida semelhante, até porque o Kraven de De Matteis é o primeiro a considerar-se “superior” ao Homem-Aranha original, quando refere “Massacrei a Aranha. Transformei-me nela. Cacei como a aranha caça… consumi as suas presas. Provei que sou superior a ela em todas maneiras.” Ou seja, tanto Kraven, como o Dr. Octopus não se contentam em vencer e matar o Homem-Aranha. Decidem ocupar o seu lugar e desempenhar a sua missão, mas de uma forma mais eficiente, sem as restrições morais que afectam Peter Parker, e que por isso, eles consideram superior. Algo que os resultados iniciais da actuação de ambos, parece confirmar.
A grande diferença está na motivação de ambos e na forma como se relacionam com Peter Parker, o homem por trás da máscara do Homem-Aranha. Kraven vê o Homem-Aranha como um símbolo, não tendo qualquer interesse em descobrir a identidade secreta do herói. Apenas pretende derrotá-lo e tomar o seu lugar, o que consegue, mas a vitória deixa-o de tal forma vazio que considera que já não tem mais nenhum motivo para viver…
 Já o Dr. Octopus quer ocupar literalmente o lugar de Peter Parker, em todos os sentidos (mesmo que resista à tentação de se envolver com Mary Jane…) e a sua actuação é bastante mais linear e lógica do que a do emotivo Kraven, tal como o seu empenho em cumprir as funções do Homem-aranha de uma forma superior é bem mais acentuado. Esta diferença é natural, pois se Peter Parker e Sergei Kravinoff pouco têm em comum, já Parker e Otto Octavius são personalidades simétricas que optaram por caminhos diferentes (o caminho do mal, no caso do Dr. Octopus), mas ambas têm bem a noção de que grandes poderes implicam grandes responsabilidades. Responsabilidades que Otto Octavius não tem enjeitado, usando o corpo e os poderes de Peter Parker com os mesmos objectivos, mas com uma eficácia superior.
Texto originalmente publicado no nº 9 da revista Homem-Aranha Superior, de Ourtubro de 2014.

Sem comentários: