quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Amadora BD 2014 - Finalmente toda a informação!

Quando faltam exactamente 22 dias para a abertura do Festival, eis que é finalmente revelado o programa do 25º Festival de BD da Amadora, ultimamente rebaptizado como Amadora BD.
Assim, temos como exposição central uma mostra colectiva, comissariada por Luís Salvado e Sara Figueiredo Costa, que tinha como nome "O estado da Arte", nome que aparentemente caiu, pois não vem mencionado no dossier de imprensa... mas o que interessa é que a exposição pretende fazer uma reflexão sobre a actualidade da universo da BD.
De resto, a autora em destaque é Joana Afonso, que desenhou o belo cartaz e vai ter direito a uma exposição a propósito do livro O Baile, escrito por Nuno Duarte, que o ano passado arrebatou todos os prémios. Haverá também exposições para os restantes títulos premiados, com excepção de Fun Home, de Alison Bechdel, que não estará presente, nem terá exposição, tal como aconteceu no ano anterior com Craig Thompson e o seu Blankets...Quanto a exposições comemorativas, teremos os 50 anos da Mafalda e os 75 anos do Batman devidamente assinalados e haverá ainda uma exposição dedicada ao livro Jim Curioso, de Mathias Picard, a lançar pela Polvo durante o Festival, aproveitando a presença do autor na Amadora.
Quanto a convidados estrangeiros, estão anunciados Eric Shanower (autor do excelente Age of Bronze), Rafael Coutinho (filho de Laerte e um dos grandes nomes da nova BD brasileira), Ken Nimura (autor de Matei Gigantes, que a Kingpin acaba de editar) e os americanos Joe Stanton e Thomas Grindberg, que trabalharam tanto com o Batman, como com o Silver Surfer, podendo entretanto haver outras confirmações... ou desistências.
Sobre as exposições dos 75 anos do Batman e do livro do Surfista Prateado editado pela Levoir com o Público, que ganhou o preémio dos Clássicos da 9ª Arte o ano passado, posso falar um pouco mais em pormenor, pois sou co-comissário de ambas, em conjunto com o americano Lawrence Klein.
E nos dois casos conseguimos reunir um conjunto bastante interessante de pranchas originais, de autores do calibre de Frank Miller, Tim Sale, Jim Lee, Moebius, Bernie Wrightson, Alex Ross, John Byrne, David Mazzucchelli, John Buscema, Joe Stanton, Neal Adams, Walt Simonson, Gene Colan entre muitos outros. A integrar a exposição do Batman haverá uma série de homenagens de artistas nacionais (com o Lisbon Studio em peso) e estrangeiros, que recriam capas icónicas, o mesmo acontecendo na exposição do Silver Surfer, em que Penim Loureiro e Pedro Morais reinterpretam momentos-chave do Surfista Prateado de Moebius. É precisamente destes dois projectos que escolhi as imagens que ilustram este post: um Batman de Ricardo Cabral no Chiado e uma bela homenagem de Penim Loureiro ao Surfista Prateado de Moebius e Stan Lee.
Para terminar, quero falar de uma exposição que não vai haver. A dedicada ao livro Contos de Fadas da Marvel, que a Levoir e o Público vão lançar na semana anterior ao começo do Festival, e que recolhe os trabalhos de estreia na Marvel dos portugueses João Lemos, Ricardo Tércio e Nuno Plati.
A exposição foi proposta em inícios de Maio e na altura foi-me dito que "em princípio, sim", se faria a exposição, tendo ficado a organização de me dar uma resposta na semana seguinte. Ao fim de quatro meses sem qualquer resposta, foi-me finalmente confirmado que o "em princípio, sim", se tinha transformado num "afinal, não". Acho que foi pena para o público e sobretudo para os autores, mas mesmo sem exposição, os seus trabalhos estarão finalmente disponíveis em português, a partir do dia 16 de Outubro dia em que o volume da colecção Universo Marvel que recolhe os seus trabalhos, chegará às bancas.

Sem comentários: