quarta-feira, 23 de julho de 2014

Lembrando Carlos Paredes, 10 anos depois


Passam hoje exactamente 10 anos sobre o falecimento de Carlos Paredes, artista genial e verdadeiro mago da guitarra. Para evocar a data, lembrei-me de recuperar um punhado de imagens do livro Movimentos Perpétuos: BD para Carlos Paredes, lançado em 2004 com o jornal Público e que reúne grandes nomes da BD e da literatura nacionais. a colaborarem em histórias curtas de homenagem a Paredes.
Assim, o escritor de canções Sérgio Godinho escreveu uma história para Daniel Lima ilustrar, Gonçalo M. Tavares assinou um argumento para o traço único de João Fazenda, Adolfo Luxuria Canibal assina um conto ilustrado por Carlos Zíngaro, José Viale Moutinho junta-se a José Manuel Saraiva e Mário de Carvalho assina o argumento para uma BD de Nuno Saraiva.
As únicas excepções à regra de juntar um escritor a um autor de BD, são um cartoon de Luís Afonso e Variações em Sal, a BD de José Carlos Fernandes que podem ler a seguir. Uma belíssima história que, agora que o criador da Pior Banda do Mundo abandonou a Banda Desenhada, faz ainda mais sentido recuperar. Escusado será dizer que para ver melhor as imagens e ler a história, basta clickar nelas...











Sem comentários: