domingo, 6 de julho de 2014

Apresentação da colecção Universo Marvel


Saiu na edição de hoje do jornal Público o destacável de apresentação da terceira colecção que a Levoir e o Público dedicam à Marvel, que chega às bancas e quiosques a partir da próxima quinta-feira, 10 de Julho. Como de costume, os textos do destacável são da minha autoria e aqui os recupero para os leitores do blog que não compraram o Público. 

EXPLORANDO O UNIVERSO MARVEL

Os maiores heróis da Marvel aliam-se para combater o crime por toda a Galáxia na nova colecção que o Público dedica à maior editora de super-heróis do mundo, a Marvel. Uma colecção de histórias a não perder, que exploram a imensidão do Universo Marvel, através das sagas épicas que marcaram a sua evolução.
Face ao sucesso das anteriores colecções, os super-heróis regressam ao Público, numa nova colecção de 20 volumes, que a partir de 3 de Julho, vão chegar às bancas, todas as 5as feiras com o seu jornal.
Uma nova colecção dedicada aos heróis da Marvel, a mais popular editora americana do género, mas que obedece a uma filosofia diferente da das colecções anteriores, mais centradas nas aventuras individuais dos principais heróis. Desta vez, o destaque vai para o Universo Marvel, entendido como um todo, ancorando-se a colecção nas grandes sagas que vão colocar lado a lado, e muitas vezes em confronto, os principais heróis da “Casa das Ideias”.
Desde a sua criação em inícios da década de 60, por Stan Lee e Jack Kirby, que o universo Marvel se destacou pela sua unidade e coerência, que fez com que o que acontecia a um herói numa revista, se reflectisse naturalmente na realidade dos outros heróis que povoavam o mesmo universo ficcional e o mesmo espaço real - a cidade de Nova Iorque.
Perante o estrondoso sucesso da primeira saga global, as Guerras Secretas, que os leitores do Público tiveram oportunidade de ler nos volumes 12 e 13 da primeira colecção dedicada à Marvel, estas sagas épicas, ou crossovers, nome dado pelos americanos a estas história que juntam vários heróis, cujas consequências afectam a globalidade do universo Marvel, têm-se multiplicado com uma frequência cada vez maior, servindo para matar alguns heróis e vilões e introduzir novas personagens. A abrir e a fechar a segunda série dedicada à Marvel, tivemos precisamente duas dessas sagas: Dinastia de M e Guerra Civil, e agora, na terceira colecção que o Público e a Levoir dedicam à Casa das Ideias, estas grandes sagas vão servir precisamente de principal eixo condutor da nova colecção. 
Sagas como a Invasão Secreta, o Cerco, A Essência do Medo, ou Vingadores Versus X-Men. Histórias épicas cujas consequências alteraram profundamente o universo Marvel e que o leitor português vai poder ler pela primeira vez, em cuidadas edições, na sua esmagadora maioria inéditas em Portugal, com a qualidade a que estas colecções já o habituaram. Mas este não é o único motivo de interesse desta nova colecção, que recupera grandes clássicos, como o incontornável Marvels, de Kurt Busiek e Alex Ross, Homem-Aranha: A Última Caçada de Kraven, Homem de Ferro: Demónios, Hulk: Cinzento, de Jeph Loeb e Tim Sale, Capitão América: Soldado do Inverno, de Ed Brubaker, Guardiões da Galáxia: Legado e o clássico dos clássicos, X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, de John Byrne e Chris Claremont, com estes três últimos títulos a servirem de base aos mais recentes sucessos da Marvel no cinema.
E, confirmando a diversidade de abordagens que o Universo Marvel possibilita, temos um volume que recolhe as principais histórias que Mike Mignola, o criador de Hellboy ilustrou para a Marvel, uma série de contos de fadas tradicionais adaptados ao universo Marvel por C. B. Cebulsky, num volume ilustrado maioritariamente por desenhadores portugueses, como João Lemos, Nuno Plati e Ricardo Tércio, ou a estreia na Marvel de um dos monstros sagrados da BD europeia, o italiano Milo Manara, ilustrando como só ele sabe, um volume dedicado, naturalmente, às Mulheres da Marvel, onde também brilha o traço dos portugueses Filipe Andrade e Nuno Plati,
Agora, resta o leitor esperar pelas próximas quintas-feiras, para juntar à sua coleção quase duas dezenas de grandes histórias, com os maiores heróis da Marvel, protagonizando as mais épicas sagas que o Universo Marvel já viu.

 CINCO MOTIVOS PARA NÃO PERDER
A NOVA COLECÇÃO UNIVERSO MARVEL


Para além do prazer de (re)encontrar os principais heróis da Marvel, em histórias emocionantes, escritas e ilustradas pelos maiores autores mundais a trabalhar no mercado americano, esta nova colecção tem características próprias, que a distinguém das anteriores e a tornam ainda mais imperdível.

1 – Grandes Sagas 

As histórias épicas, que reuném diferentes heróis e vilões e que exploram em profundidade a dimensão cósmica do Universo Marvel, vão servir de fio condutor a esta colecção, começando com a Invasão Secreta, uma história escrita por Brian Michael Bendis, em que os principais heróis da Marvel têm que deter uma invasão dos Skrulls, uma raça alienigena com uma capacidade mimética que lhes permite assumir assumir a aparência e os poderes dos super-heróis terrestres e assim inflitrarem-se no meio deles. Segue-se Cerco, em que Asgard, a mítica terra dos Deuses Nórdicos, transportada para os céus da América profunda, é atacada pela H.A.M.M.E.R., a mais poderosa força de segurança do mundo, comandada por Norman Osborn, que substitui a S.H.I.E.L.D., depois desta ter sido dissolvida na sequência dos acontecimentos da Invasão secreta. Uma história épica, que opõe os heróis da Terra aos Deuses de Asgard e que funciona como capítulo final de uma saga mais vasta, iniciada com a Guerra Civil, já publicada numa anterior colecção. Do mesmo modo, os acontecimentos de Cerco, vão estar na origem de A Essência do Medo, em que Thor e o Capitão América tem que se aliar contra Odin, que pretende destruir a Terra para salvar Asgard.
Finalmente, a fechar a colecção, teremos Vingadores Vs X-Men, história que coloca de lados diferentes da barricada os dois principais grupos de super-heróis da Marvel, num combate do qual depende o futuro do Universo Marvel.

2 – Clássicos Incontornáveis 

Do mítico Marvels, que reúne os talentos de Kurt Busiek e Alex Ross, para contar a história dos primeiros anos do Universo Marvel, na perspectiva do cidadão comum, até ao Hulk: Cinzento, da premiada dupla Jeph Loeb e Tim Sale, não faltam clássicos nesta colecção. Clássicos como A última Caçada de Kraven, considerada pela crítica como a melhor história do Homem-Aranha de sempre, ou Demónios, história em que o Homem de Ferro tem que enfrentar um inimigo invulnerável aos seus vastos recursos, o alcoolismo, ou Vingadores para Sempre, história tão épica que são precisos dois volumes para contar e que reúne os talentos de Kurt Busiek e do espanhol Carlos Pacheco, para não falar do clássico dos clássicos, os Dias de um Futuro Esquecido, uma das mais conhecidas e populares aventuras dos X-Men, que nos leva a outra razão para não perder esta colecção...

3 – Da BD para o cinema 

Os mais recentes filmes da Marvel estreados, ou a estrear neste Verão, têm por base histórias que estão incluídas nesta colecção. É o caso, logo a abrir, de O Soldado do Inverno, história do Capitão América escrita por Ed Brubaker, que serve de ponto de partida para o segundo filme do Capitão América, dirigido por Anthony e Joe Russo, que desde a sua estreia em fins de Março, tem conquistado as bilheteiras de todo o mundo. Também o filme dos Guardiões da Galáxia, dirigido por James Gunn e que chega aos cinemas de todo o mundo em 1 de Agosto, tem por base Legado, a mini-série de Andy Lanning, Dan Abnett e Paul Pelletier, que chega aos quiosques no preciso dia em que o filme estreia. E há ainda o clássico incontornável dos X-Men de Chris Claremont e John Byrne, Dias de um Futuro Esquecido, que para além de ter influenciado o filme Terminator, de James Cameron está na origem do mais recente filme de Bryan Singer, que reúne duas gerações diferentes de mutantes numa história épica.

4 – Made in Portugal 

Se os desenhadores portugueses já tinham dado um primeiro ar da sua graça na anterior colecção, com duas histórias curtas assinadas por Filipe Andrade e Nuno Plati, no volume dedicado ao Homem de Ferro, nesta nova colecção eles são o destaque principal do volume dedicado aos Contos de Fadas Marvel, em que contos de fadas tradicionais, como Peter Pan, O Capuchinho Vermelho, ou Pinóquio são transpostos para o Universo Marvel. Um volume, escrito por C. B. Cebulsky, que inclui quatro histórias ilustradas pelos desenhadores portugueses, Ricardo Tércio (que ilustra duas histórias), João Lemos e Nuno Plati. Mas os ilustradores nacionais estão também presentes no volume dedicado ás Mulheres da Marvel, onde Nuno Plati e Filipe Andrade, brilham ao lado de uma super-estrela como Milo Manara.

5 – Autores a descobrir
Milo Manara, o mestre europeu do erotismo na BD, que colabora com Chris Claremont numa história protagonizada pelas heroínas do grupo X-Men, não é o unico grande autor que aparece pela primeira vez a trabalhar numa história da Marvel nesta colecção. Desenhadores como o popular Alex Ross, que conquistou o mundo dos comics com o seu realismo épico em Marvels; Mike Mignola, o criador de Hellboy, que ilustra o improvável encontro entre o Doutor Estranho e o Dr. Destino; o virtuoso italiano Simone Bianchi, que colabora com Jeph Loeb numa espectacular aventura de Wolverine; a premiada dupla Jeph Loeb e Tim Sale, que dão o seu toque pessoal aos primeiros anos do Hulk, ou o grande argumentista J. M. De Matteis, responsável, com o desenhador Mike Zeck, por uma das melhores histórias do Homem-Aranha de todos os tempos, todos emprestam o seu talento às histórias inesquecíveis que vão poder ler com o jornal Público nas próximas vinte semanas. 

Textos originalmente publicados no jornal Público de 06/07/2014

Sem comentários: