quarta-feira, 19 de março de 2014

As 10 Melhores BDs que li em 2013 - Parte 2





















6 - Hawkeye, de Matt Fraction e David Aja, Marvel

Herói de segundo plano da Marvel, que ganhou outro destaque graças à sua presenção no filme dos Vingadores, Hawkeye durante muitos anos não passou de uma cópia manhosa do Arqueiro Verde da DC, com a agravante de ter um uniforme bastante ridículo, que felizmente acabou por ser alterado na BD para ficar mais parecido com o filme. Mas este Hawkeye, parafraseando os Monty Phyton, é algo completamente diferente. A mais inovadora e divertida série da Marvel, que conjuga um argumento centrado na vida civil de Clint Barton, quando este não está a combater o crime ao lado dos Vingadores, com a arte extraordinariamente estilizada e elegante de David Aja, que por vezes conta com a colaboração de outros desenhadores como Javier Pulido.Classe e elegância são os adjectivos que melhor definem esta série.





















7 - Le Roi des Mouches, Mezzo e Pirus, Albin Michel 

Com a série em três volumes Le Roi des Mouches, os franceses Mezzo e Pirus vão ainda mais longe na exploração do seu mundo muito particular, marcado por uma planificação cerrada, que acentua a sensação de opressão, onde se cruzam as influências de Charles Burns, David Lynch, David Cronemberg  e Brett Easton Ellis. Tão fascinante como perturbador.




















8 - Os Labirintos da Água, de Herberto Helder e Diniz Conefrey, Quarto de Jade

Já tive oportunidade de falar aqui deste livro, pelo que não me vou alongar mais. Perfeita articulação entre a poesia de Herberto Helder e a força das imagens de Diniz Conefrey, este Os Labirintos da Água é pura poesia desenhada.




















9 - Saga, de Brian K. Vaughn e Fiona Staples, Image

A nova série do criador de Ex Machina e Y, the Last Man mistura Romeu e Julieta com Star Wars, mas neste caso o resultado final consegue ser superior à mera soma das partes. Com personagens tão estranhas como cativantes, fantásticos diálogos de Brian K. Vaughn e um excelente trabalho gráfico de Fiona Staples, esta série tem conhecido um sucesso crescente. Sucesso mais do que merecido.




















10 - Sex Criminals, de Matt Fraction e Chip Zdarsky , Image

Para mim, a grande surpresa de 2013, esta série vem confirmar  a qualidade e diversidade do actual catálogo da Image, editora que tem sabido explorar muito bem o espaço no mercado que o sucesso comercial de The Walking Dead lhe abriu. A nova proposta de Matt Fraction gira em torno de uma rapariga que descobre que o tempo para em seu redor quando tem um orgasmo e que depois de descobrir um rapaz com a mesma capacidade, decidem  usar esses poderes para roubar um Banco e conseguir dinheiro para salvar a livraria em que trabalha. É essa premissa que explica o Criminals do título, mas a parte do Sex, enquanto reflexo das emoções humanas, acaba por ser bem mais importante. Alternando um registo intimista, com muito humor e um ligeiro toque de fantasia, esta série confirma a versatilidade da escrita de Fraction e o seu talento para escolher os parceiros, pois o traço com um toque europeu de Chip Zdarsky, um desenhador vindo da ilustração publicitária, é delicioso e o seu excelente trabalho de cor só o valoriza mais.

1 comentário:

KOE disse...

Fiquei surpreendido pela presença nesta lista do livro do Hawkeye, talvez tanto como fui surpreendido pela qualidade do livro. É como diz, não fosse o acutilado estilo do Sr. Aja e talvez nunca o tivesse levado para casa.
Outros livros de comics de superheróis poderiam estar nesta lista mas este adequa-se perfeitamente. Óptimo