segunda-feira, 6 de maio de 2013

Homem de Ferro 3 no cinema


Depois do sucesso estrondoso do filme dos Vingadores, o Universo Marvel regressa ao cinema com o terceiro filme da série Homem de Ferro, que estreou em Portugal no passado dia 25 de Abril. Provável capítulo final da ligação de Robert Downey Jr com a personagem de Tonny Stark/Homem de Ferro (pois o contrato do actor previa apenas três filmes do Homem de Ferro e o filme dos Vingadores e desde então a cotação de Downey Jr subiu em flecha, tornando a sua contratação para novos filmes muito dispendiosa) este filme é também o primeiro da fase 2 do Universo Marvel no cinema. Um novo ciclo que prosseguirá com o segundo filme do Thor ainda este ano, seguindo-se o Capitão América 2 em 2014, para terminar com o segundo filme dos Vingadores em 2015. Curiosamente, para além das referências em alguns diálogos à invasão extraterrestre que motivou a criação dos Vingadores, e do aparecimento de Bruce Banner na cena final pós-créditos, os outros super-heróis da Marvel desta vez primam pela ausência, tal como também acontec e com Nick Fury e a S.H.I.E.L.D., com o filme a centrar-se no Homem de Ferro e, especialmente em Tonny Stark, o homem dentro da armadura, que entre ataques de pânico e a destruição da sua casa pelos terroristas do Mandarim, não tem vida nada fácil…

Com Shane Black a substituir John Favreau, que dirigiu os dois primeiros filmes, mantém-se o equilíbrio entre a acção, o drama e o humor, que Downey Jr traz à personagem, mas a principal alteração é mesmo a dimensão mais humana, com as personagens a sobreporem-se às cenas de acção, apesar de não faltarem cenas espectaculares, em que imperam os efeitos especiais, com destaque para o grande (talvez até demasiado grande) combate final, em que diversas versões da armadura do Homem de Ferro entram em acção.    

O argumento do filme, escrito por Drew Pierce e Shane Black tem como principal fonte de inspiração a mini-série “Extremis”, de Warren Ellis, publicada em Portugal no ano passado, na coleção Heróis Marvel, misturando de forma inteligente essa intriga com a personagem do Mandarim, um terrorista de ascendência asiática, que tem direito a um tratamento muito mais realista do que na BD, com Ben Kingsley a captar muito bem as diferentes nuances da personagem, responsável por um bem conseguido twist... Para os fãs da Marvel, este filme, pela forma como a história evolui quase autónoma em relação ao resto do universo Marvel, é natural que saiba a pouco, mas para quem como eu, gosta de ver Robert Downey Jr. a encarar uma personagem que lhe assenta como uma segunda pele, este é capaz de ser o mais conseguido capítulo da trilogia. É que Robert Downey Jr é Tony Stark e a sua interpretação, se não é definitiva, está lá próxima! Por isso, caso o actor não torne a vestir a pele de Strak no cinema, confesso que vou sentir muito a sua filme.

(“Homem de Ferro 3”, de Shane Black, com Robert Downey Jr., Gwyneth Paltrow, Ben Kingsley e Rebecca Hall. Paramount/Marvel Studios, 2013. Em exibição em Coimbra nos cinemas Zon /Lusomundo Dolce Vita e Fórum Coimbra)
Versão integral do texto publicado no Diário As Beiras de 04/05/2013

Sem comentários: