sábado, 9 de março de 2013

Chaillet entre a História e o Fantástico


Depois de se ter estreado no mercado português em finais de 2012, com dois títulos já analisados neste espaço, a editora espanhola NetCom2 volta a apostar no mercado nacional com mais dois lançados em Fevereiro. São eles “As Deusas da Estrada”, segundo volume da série “Margot”, de Olivier Marin e Emílio Van Der Zuiden, que explora com eficácia uma receita de sucesso (carros “vintage” e mulheres esculturais) que também parece estar a funcionar em Portugal, e “Viagem aos Infernos”, primeiro volume da série “A Última Profecia”, que assinala o regresso de Giles Chailllet às livrarias nacionais.
Título que inaugurou a coleção “Loge Noire”, dirigida por Didier Convard para a Glenat, que explorava a temática esotérica, e onde saiu, por exemplo a série “Le Triangle Secret” e as suas derivações, em que Chaillet também colaborou, esta “Última Profecia” é dos melhores trabalhos do autor formado na escola da revista Tintin, que foi colaborador próximo de Jacques Martin (figura óbvia de referência do catálogo da NEtCom2) nas séries “Lefranc” e “Les Voyages d’Alix”.
Falecido em 2011, com 65 anos, Chaillet iniciou-se na BD nos Estúdios Dargaud, em 1965, trabalhando como colorista nas séries “Blueberry, Achille Talon e Tanguy e Laverdure, tendo trabalhado mais tarde como assistente de Uderzo na série “Astérix”, desenhando anonimamente diversas ilustrações publicitárias e várias histórias curtas com Ideafix, o cão de Astérix. Em Portugal, mais do que pela sua colaboração com Martin na série “Lefranc”, Chaillet é conhecido pelas aventuras de Vasco, um jovem banqueiro na Itália do século XIV, criado em 1976 para a revista “Tintin”, de que a Edinter editou os quatro primeiros volumes em português nos finais dos anos 80. Se esses trabalhos reflectiam a vertente mais clássica da obra de Chaillet, a Última Profecia” mostra uma dimensão mais sombria, numa história claramente mais adulta, em que as teorias da conspiração e os elementos fantásticos convivem com um rigor arquitectónico impressionante.
Grande apaixonado pela cidade de Roma, que já tinha sido o palco do primeiro álbum de Vasco e dos volumes das “Viagens de Ali”x que ilustrou, Gilles Chaillet retrata agora a cidade eterna nos finais do século III, numa fase em que a decadência do Império Romano do Ocidente é bem evidente e a religião cristã dominante procura acabar de vez com os rituais pagãos. Para além de uma intriga bem oleada, que desperta no leitor a curiosidade quanto ao desenrolar da história, este primeiro volume impressiona pelos pormenores da arquitectura e pelo recurso às imagens de dupla página, para algumas cenas de combate, ou para uma impressionante reconstrução do Fórum nas páginas 14 e 15.
 
Uma série a seguir com atenção e que se revela uma muito boa aposta da NetCom2. Editora que promete mais duas novidades para Abril (o 3º álbum de “Margot” e o 2º volume de “Keos”), mostrando um ritmo de publicação sustentado a que os leitores portugueses já não estavam habituados…
(“A Última Profecia Tomo I: Viagem aos Infernos”, de Giles Chaillet, NetCom2 editorial, 48 pags, 15,00 €)
Versão integral do texto publicado no Diário As Beiras de 9/03/2013

Sem comentários: