terça-feira, 18 de setembro de 2012

Corto Maltese em Évora



Continua em exibição até dia 2 de Dezembro, no Fórum Eugénio de Almeida, em Évora, a exposição Corto Maltese, Viagem à Aventura, que traz pela primeira vez a Portugal mais de 50 originais de Hugo Pratt, entre pranchas e ilustrações a tinta da china e belíssimas aguarelas, não só das aventuras de Corto Maltese, mas de outros trabalhos de Pratt, como Os Escorpiões do Deserto, A Macumba do Gringo, Saint-Exupery: O último Voo e Sven, o homem das Caraíbas. Pela qualidade do material exposto e pela rara oportunidade de ver ao vivo os originais do criador de Corto Maltese, esta é uma exposição a não perder e, por isso mesmo, estas férias, quando ia a caminho do Algarve, fiz um pequeno desvio até Évora, de que resultou esta pequena reportagem fotográfica.
Como a segurança era muito rigorosa em relação às fotografias, não permitindo sequer fotografar com telemovel, não consegui imagens do interior da exposição, servida por uma cenografia bastante sóbria, que valorizava os originais. Mas pude compensar essa falta com as imagens do excelente catálogo que a Fundação Eugénio de Almeida editou pela ocasião e que conta com textos de Cristina Taverna (uma galerista e editora italiana, amiga de Pratt, que conta, entre muitas outras coisas,como Pratt lhe sugeriu Manara para ilustrar as Cartas de Soror Mariana Alcoforado) e Stefano Checchetto.
Para além da beleza etérea das auguarelas do Mestre veneziano, contemplar o seu trabalho permite-nos também perceber a maneira como esse trabalho foi evoluindo, os diferente materiais utilizados e como as histórias de corto Maltese eram desenhadas em tiras separadas, de modo a poderem ser montadas em diferentes formatos. Mas, como uma imagem vale mais do que mil palavras, deixo-vos com as imagens de Hugo Pratt.
Corto Maltese: Viagem à Aventura, Fórum Eugénio de Almeida, Évora, de 25 de Julho a 2 de Dezembro de 2012






Sem comentários: