segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Spirou: A Invasão dos Zorcons


Editado em Portugal no mesmo dia em que saiu em França (pelo menos nas lojas FNAC, pois ao resto do mercado livreiro só vai chegar em inícios de Outubro…), “A Invasão dos Zorkons” traz de volta Spirou e Fantasio, numa história assinada pela dupla Yoann e Vehlman que, depois de “Os Gigantes Petrificados”, o primeiro álbum da série especial (que em Portugal foi publicado em 2007, numa colecção distribuída com o jornal “Público”) voltam a trabalhar com a icónica personagem criada por Rob-Vel para a editora Dupuis.

Escolhidos para suceder à dupla Morvan e Munuera, que tentou uma (mal sucedida, pelo menos comercialmente) aproximação à Banda Desenhada japonesa, o argumentista Fabien Vehlmann e o desenhador Yoann optaram por uma abordagem mais clássica do que a usada em “Os Gigantes Petrificados”, que usa a fase (incontornável) de Franquin como ponto de partida, em especial os álbuns “Z de Zorglub”, “O Ninho de Marsupilamis” e “O Dinossauro Congelado”. Assim, nesta história que se passa na região de Champignac, em quarentena, temos a participação das principais personagens criadas por Franquin (com excepção de Gaston e do Marsupilami), como Zorglub, o Conde de Champignac e as figuras típicas da terra, do bêbado ao palavroso Presidente da Câmara. O resultado final, não sendo deslumbrante, é de uma grande eficácia, tanto narrativa como gráfica. Vehlman constrói uma história movimentada que se lê com prazer, enquanto que Yoann imagina o que seria o Spirou de Franquin na época da série “Ideias Negras” e cria o seu novo estilo a partir de aí.

A série paralela mostrou, através de álbuns como o notável “Le Journal d’un Ingenú”, de Emile Bravo, que a personagem “Spirou”, desde que bem explorada, ainda tem muito para dar, pelo que seria interessante ver, em paralelo com a série clássica, um álbum de Spirou desenhado por Yoann em cores directas. As magníficas ilustrações com o Spirou, como a que aqui reproduzo, que estão no site do autor não deixam quaisquer dúvidas a esse respeito!
(“Spirou” 51. A Invasão dos Zorkons”, de Yoann e Vehlmann, Edições Asa, 48 pags, 12,90 €)
Texto originalmente publicado no "Diário As Beiras" de 25/09/2010

Sem comentários: