quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Projecto Zona regressa em dose dupla


Face à dificuldade das editoras em apostar em novos autores, dificuldade que a actual crise só veio agravar, cabe aos jovens autores associarem-se, de modo a dar a conhecer o seu trabalho aos potenciais leitores. Foi o que fizeram os autores reunidos em torno do projecto Zona, que acabam de lançar mais uma revista, desta vez em dois volumes.
Depois de “Zona Zero”, “Zona Negra” (o menos consistente dos títulos) e “Zona Fantástica”, o projecto Zona aproveitou o último Festival de Beja para um regresso em dose dupla, com “Zona Gráfica”, uma nova revista em dois volumes (um para as histórias a preto e branco e outro para as histórias a cores), publicada com o apoio do autor (e livreiro) Hugo Teixeira.
Com capas de Manuel Alves e José Pinto Coelho, estes dois volumes recolhem trabalhos de mais de uma trintena de autores, entre colaboradores habituais e aqueles que publicam pela primeira vez na revista “Zona”. No primeiro grupo, destaque para a produtiva dupla brasileira, Bruno Bispo e Victor Freundt que assina três histórias, e para o regresso de Catacumba, o herói criado por António Valjean, para além do traço deliciosamente “fofo” de Ana Duarte Oliveira que, embora destoe bastante, tanto em termos de temática como estética, do resto da revista, é um dos meus favoritos.
Quanto aos novos autores, para além de um projecto em ante-estreia de Filipe (BRK) Andrade e de André Oliveira, que promete, impressionaram-me favoravelmente os desenhos de Ricardo Reis, André Caetano e Joana Afonso, mesmo que a maioria das histórias não passassem de meros apontamentos.
Para além de melhores argumentos, o que não assim tão fácil de encontrar em Portugal (não é por acaso que uma das histórias ilustradas por Fil é escrita por dois americanos) falta mais coerência editorial a este projecto “Zero” que, aparentemente faz ponto de honra em aceitar todas as colaborações. Só assim se compreende que, apesar do Fantástico ser a temática dominante, caberem neste nº duplo coisas completamente diferentes, como os trabalhos de Ana Duarte Oliveira e Richard Câmara e histórias não inéditas, como “O Grande Vixésimo”, uma paródia aos X-Men feita para o concurso de BD do Festival da Amadora.
(“Zona Gráfica” Vol I, Vários Autores, Editores – Fil e André Oliveira, 106 pags, p/b, 13,00 €”
Zona Gráfica” Vol II, Vários Autores, Editores – Fil e André Oliveira, 52 pags, cor, 10,00 €”.
Mais informações em www.zonabd.net ou www.zonabd.blogspot.com )
Versão integral do texto publicado no Diário As Beiras de 7/08/2010

Sem comentários: