domingo, 28 de março de 2010

O Regresso dos Piratas do Tietê


Mais de um ano depois de ter distribuído o primeiro volume, a Devir volta a dar atenção ao humor surreal do brasileiro Laerte, fazendo chegar às livrarias o 2º volume da luxuosa edição em 3 volumes que recolhe a saga completa da série “Os Piratas do Tietê”. Nascida das páginas da revista “Chiclete com Banana”, onde Laerte publicou ao lado de outros grandes humoristas brasileiros, como Angeli, o criador dos Skrotinhos, rapidamente o sucesso da série fez com que os “Piratas...” ganhassem a sua revista própria, no início dos anos 90. Um título mítico que esta edição preserva, e de forma luxuosa, para a posteridade.
Excelente desenhador, com apurado sentido narrativo, e um grande jogo de sombras, Laerte cria aqui uma obra-prima do humor surreal ao transpor um grupo de piratas sanguinários como havia nos séculos XVII e XVIII, para a cidade de São Paulo contemporânea, onde vivia o autor (o Tietê do título é o poluidíssimo rio que banha a cidade de são Paulo).
Neste segundo volume temos direito, para além do texto integral da peça de teatro “Piratas do Tietê, o filme”, bem reveladora do sucesso que a série conheceu no Brasil, a alguns dos melhores episódios da série. O destaque, mais do que natural, vai antes de tudo para “O Poeta”, uma história que conta com a participação especial e diálogos (extraídos dos seus poemas) de Fernando Pessoa, em que se prova que a poesia pode ter mais força do que as armas dos piratas. Mas Fernando Pessoa não é a única personalidade que Laerte vai buscar para contracenar com os seus piratas. Também o Fantasma e a sua namorada, Diana Palmer, personagens criadas por Lee Falk, têm uma importante participação em “Vozes da Selva”, uma história em três partes, em que Diana descobre que a vida junto dos Piratas do Tietê pode ser muito mais divertida do que ao lado do Fantasma. Um belo exemplo da forma iconoclasta como Laerte trata os ícones da cultura pop, de que a BD americana faz parte, fazendo uma divertida guerrilha à colonização cultural americana, muito presente no Brasil.
Mas a mais memorável participação de um herói da BD numa história dos Piratas do Tietê, é, sem dúvida, a de Batman em “ A Terceira Margem”, uma história delirante que nos mostra o Batman mais surpreendente desde o “Cavaleiro das Trevas” de Frank Miller e em que, para além de criticar o aproveitamento comercial da personagem que resultou do filme de Tim Burton, estreado pouco antes de Laerte ter feito esta história, é finalmente revelado o segredo do morcego, segredo esse que eu deixo para os leitores descobrirem, quando lerem o livro…
(“Piratas do Tieté: A Saga Completa” Livro 2, de Laerte, Devir Livraria, 112 pags, 18.00 €)
Versão integral do texto publicado no Diário As Beiras de 27/03/2010

1 comentário:

Miguel Antunes disse...

Boas JML!

Eh eh, as coisas do Laerte têm muita piada! Vou ver se deito a mão a este livro em breve.

Grande abraço.