domingo, 14 de fevereiro de 2010

Marvel Fairy Tales


Embora o objectivo dos meus textos no Diário As Beiras, seja falar de Banda Desenhada publicada em Portugal, no caso de “Marvel Fairy Tales” impunha-se abrir uma excepção, bem justificada pela presença de João Lemos, Nuno Plati e Ricardo Tércio, três desenhadores portugueses que partilham o atelier no Lisbon Studio, na ficha técnica de uma edição da Marvel, a maior editora americana, casa de super-heróis como o Homem-Aranha, ou o Wolverine.
O grande responsável pela entrada do trio de desenhadores lusos pela porta principal no mundo dos comics americanos, é o editor e argumentista C. B. Cebulsky, cujo “olho” para descobrir novos talentos é bem conhecido. Cebulsky tem-se especializado em trazer para a editora Marvel talentos de outras latitudes, tanto europeus como japoneses e projectos como as mini-séries da linha “Marvel Fairy Tales”, têm servido para lançar esses talentos.
No caso do volume que motiva este texto, para além de uma história de “Spiderman Fairy Tales” (desenhada por Ricardo Tércio) e de outra de “X-Men Fairy Tales” (ilustrada por Kyle Baker), estão as 4 histórias da mini-série “Avengers Fairy Tales”, 3 delas desenhadas por autores portugueses, enquanto a restante tem arte do japonês Takeshi Miyazawa.
O conceito de “Marvel Fairy Tales” é tão simples, como eficaz. Consiste em adaptar conhecidas lendas e contos de fadas, ao universo da Marvel. Este conceito já deu origem a três mini-séries: “X-Men Fairy Tales”, “Spiderman Fairy Tales” e “Avengers Fairy Tales”, as duas primeiras previamente recolhidas em edições encadernadas, enquanto que as histórias de “Avengers Fairy Tales”, só agora surgem neste “Marvel Fairy Tales”, apresentadas num formato menor do que o usado nas anteriores edições. As histórias escolhidas para este “Marvel Fairy Tales, são o “Peter Pan”, de J M Barrie, ilustrado por João Lemos; o “Pinóquio” de Carlo Colodi, com desenhos de Nuno Plati; “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carol, desenhado pelo japonês Takeshi Miyazawa; “O Feiticeiro de Oz”, de L. Frank Baum, com arte de Ricardo Tércio, que ilustra também a história do Capuchinho Vermelho; e uma lenda tradicional africana, sobre a amizade entre uma tartaruga e uma águia, muito vagamente adaptada por Kyle Baker ao universo dos X-Men.
Do traço etéreo e estilizado de João Lemos, ao virtuosismo de Ricardo Tércio, de quem podemos ver o estudo de Mary Jane, a namorada do Homem-Aranha, até ao desenho mais caricatural de Nuno Plati, que faz uma interessante fusão de influências europeias com uma estética de animação, os desenhadores portugueses fazem aqui um excelente trabalho. Só é pena que o formato e, sobretudo, o papel, em que foi impresso este livro, não permita apreciar totalmente a sua arte…
Seria bom que alguma editora nacional editasse estas histórias com outra dignidade e com algum enquadramento, pois não seria difícil arranjar esboços e estudos preparatórios dos desenhadores “tugas” do Lisbon Studio.
(“Marvel Fairy Tales”, Vários autores, Marvel, 144 pags, 14,99 €)
Versão integral do texto publicado no Diário As Beiras de 13/02/2010

2 comentários:

capitao_pulsar disse...

Então e o Capitão Pulsar????
http://capitaopulsar.blogspot.com

JML disse...

Tens razão! Esqueci-me de falar do Capitão Pulsar... Mas, graças a ti, quem quiser saber mais sobre o Capitão Pulsar, só tem que seguir o link. Abraços.