sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

As 10 melhores BDs que li em 2009 - Parte II


E aqui vai a parte final da lista. Há outros títulos que podiam perfeitamente aqui estar, como Le Telescope, de Van Hamme e Teng, Wolverine: Old Man Logan, de Mark Millar e Steve McNiven, Topless, de Le Gouefflec e Balez, Joker, de Azzarello e Lee Bernejo, L'Encre du Passé, de Mael e Bauza,ou Le Groom vert de gris, de Schwartz e Yann, mas só podia escolher 10...

6 - 100 Bullets (Brian Azzarello e Eduardo Risso)

Depois da saida do último volume, pude finalmente reler a série na integra e comprovar como Azzarello tinha grande parte da história planeada desde o início. Mas a verdade é que esta complexa e violenta história que tem a vingança como motivo central, não funcionaria tão bem sem o talento gráfico de Eduardo Risso, grande desenhador e fantástico narrador.



7 - The Photographer (Guibert e Lefevre)
Não é propriamente uma novidade,mas só este ano, com a publicação da edição integral da First Second é que pude finalmente ler na sua totalidade este tocante relato da experiência do fotógrafo Didier Lefèvre junto dos Médicos sem Fronteira, no Afeganistão sob ocupação soviética. Misturando as fotografias de Lefèvre com os desenhos de Guibert em sequências narrativas, Le Photographe é um livro fortíssimo, incapaz de deixar indiferente quem o leu.



8 - The Eternal Smile (Derek Kirk Kim e Gene Luen Yang)
Gene Luen Yang (American Born Chinese) e Derek Kirk Kim (Same Diference and other Stories) juntaram-se para criar este livro, escrito pelo primeiro e ilustrado pelo segundo, composto por três histórias, aparentemente muito diferentes, mas que se completam. Mudando de registo, narrativo e estético, em cada capítulo, de uma história de fantasia em cenário medieval, a uma homenagem ao tio Patinhas de Carl Barks, protagonizada por um sapo, até à (genial) história final, em que um secretária timida e solitária responde a um mail de um Príncipe da Nigéria que precisa de ajuda para tirar o seu dinheiro do país, Yang e Kim constroem um belíssimo livro, que representa um óbvio passo em frente nas respectivas carreiras.



9 - Dylan Dog: Il Piacere della Paura (Tiziano Sclavi e vários)
Primeiro volume de uma colecção comemorativa dos 100 anos da BD em Itália, produzida pela Panini e distribuída com dois dos principais jornais italianos, Il Piacere delle Paura é um volume de 300 páginas em capa dura, consagrado, na sua maioria à série Dylan Dog, de que publica duas histórias longas e duas histórias curtas. Todas são de bom nível, como é habitual na série, mas há duas verdadeiras pérolas, que eu desconhecia. Finché morte non vi separe, uma macabra história de amor passada numa época em que Dylan Dog era ainda polícia, que lida com a questão do terrorismo irlandês, e La piccola bilioteca di Babele, um genial divertimento borgesiano sobre uma cidade que vai deixando gradualmente de existir.



10 - Gil Jourdan Integrale Vol 1 e 2 (Maurice Tillieux)
Publicadas originalmente entre 1956 e 1963, as histórias recolhidas nos 2 primeiros volumes da reedição integral da série Gil Jourdan que a Dupuis está a levar a cabo, resistiram ao tempo com a dignidade de um bom Vinho do Porto. Misturando o humor com as intrigas policiais bem engendradas, Tillieux criou um clássico com a série Gil Jourdan. Fazendo uma sintese muito pessoal entre os estilos de Franquin e Hergé, a arte de Tillieux manteve toda a frescura e o seu ritmo narrativo é notável. Ainda por cima, esta nova edição está muito bem feita e conta com uma série de extras com muito interesse.

Sem comentários: